8.7.10

Proposta 2 - Ricardo Reis


Ricardo Reis é, de todos os heterónimos, aquele que vive mais atormentado pela brevidade da vida, querendo, acima de tudo, aproveitar os prazeres momentâneos. Isto para que, ao morrer, possa sentir que consegue levar da vida algo de proveitoso, próximo da felicidade.
Só as memórias prevalecem, ultrapassando a efemeridade. Daí que o poeta enalteça a imagem de Lídia (a personagem a quem mais se dirige nos seus poemas) como uma bela recordação:

Ser-me-ás suave à memória, lembrando-te assim – à beira-rio,
Pagã triste e com flores no regaço.

De forma a acentuar a noção de brevidade da vida, como algo sempre prestes a terminar, decidi dividir esta composição em faixas horizontais, que pudessem representar uma certa episodicidade, sob a ameaça do fim iminente. O nome do heterónimo tem destaque logo na primeira faixa, despida de qualquer outro elemento, de maneira a identificá-lo desde logo.
O destaque foi para as palavras “beira-rio” e “flores” por serem aquelas que, de uma forma mais directa, apelam para a descrição do cenário visionado pelo eu poético. Daí que as tenha tentado representar graficamente, por meio da Tipografia: o rio, através de chavetas que, pela sua disposição, pretendem criar o movimento da ondulação das águas; as flores, através de uma composição organizada de letras ‘O’ minúsculas.
Quanto ao texto descritivo da história, personalidade e estilo poético de Ricardo Reis (de 24 linhas e a ser incluído obrigatoriamente na composição), optei por transformá-lo numa espécie de “pano de fundo” dos versos, diminuído o tamanho da fonte e optando pelo tom de cinzento. Assim, quis associar este efeito visual ao certo esbatimento que tanto caracteriza muitas das nossas memórias e lembranças.
A opção pelo preto e branco dominante na composição tipográfica não foi ao acaso: guiado pelo princípio da Ataraxia, Ricardo Reis procurava a moderação dos prazeres, pelo que a aplicação dos dois tons mais básicos existem teve o intuito de representar essa mesma suavidade de viver, sem excessos ou grandes emoções.
Os tipos de letras utilizados neste trabalho foram: Broadway BT, Dejavu Sans Light, Bell Gothic Stol Light, Corbel e Century Gothic.

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