8.7.10

Proposta 2 - Concluindo,

Muitas vezes, ou talvez todos os dias, a Tipografia é algo que nos passa ao lado. Mas a verdade é que ela está em todos os lugares: nos jornais, revistas, livros, panfletos, cartazes, layouts… E, também muito mais do que possamos pensar, ela é determinante para chamar a nossa atenção, uma atenção que é selectiva, sendo para isso este aspecto gráfico uma componente do design muito estudada.
Desde a revolução tecnológica trazida por Gutenberg até aos dias de hoje, onde domina a informática e o mundo digital, a evolução das letras e das suas tipologias foi imensa, e hoje encontramos milhares e milhares de tipos de letras diferentes, com significados visuais diferentes.
Com este trabalho, baseado em Fernando Pessoa e nos seus três heterónimos mais conhecidos, pude explorar esta realidade aliciante, tentando reproduzir os versos de cada um deles em tipologias tipográficas, que pudessem expressar da forma mais natural possível o seu significado.
Assim, consegui por meio da tipografia: a brevidade tortuosa de Ricardo Reis, a simplicidade natural de Alberto Caeiro e a atitude crítica e frenética de Álvaro de Campos.

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